No post anterior, conhecemos o que é o Blockchain, suas funções e vantagens.
Agora que você já sabe como funciona essa tecnologia que está revolucionando os negócios e impulsionando as empresas ao crescimento e inovação, te convidamos a entender na prática onde o Blockchain pode ser aplicado.
Separamos uma lista com as 5 principais aplicações no mercado que têm muito potencial para se tornarem tendências nos próximos anos.

Sistemas de pagamentos digitais
No mercado financeiro, muitos bancos e instituições já começaram a introduzir o blockchain em seus sistemas de pagamentos, tanto nacional quanto internacionalmente de forma rápida e eficiente, aumentando a velocidade e também segurança das ações dos usuários no mercado de pagamentos, um dos maiores afetados por fraudes.
A tecnologia do Blockchain está sendo utilizada como um método para aumentar a segurança de suas redes e ampliar a quantidade de transações possíveis de serem processadas e verificadas.
A tendência é que as despesas sejam reduzidas em bilhões.
Moedas digitais
Como não se lembrar do surgimento das criptomoedas, pelo lançamento do Bitcoin, em 2008, por Satoshi Nakamoto, que revolucionou o mercado financeiro. Depois disso, muitas outras moedas digitais surgiram e esse segmento não para de crescer até hoje.
A descentralização do blockchain faz com que as moedas digitais fiquem livres de autoridades regulamentadoras que acompanhem as transações, aumentando a segurança do modelo e validadas uma a uma por um grupo de pessoas, que usam seus computadores para gravá-las no blockchain.
Quem registra as transações são os chamados mineradores, representando a criação de novas unidades de alguns tipos de moedas digitais. Estima-se que a última moeda será minerada no ano de 2140.
Armazenamento em nuvem
Esse tipo de aplicação com Blockchain será um dos mais promissores por empresas do mundo inteiro.
Atualmente muitas empresas de todos os segmentos e tamanhos utilizam o serviço em nuvem. Sem dúvidas, o sistema descentralizado do Blockchain pode auxiliar no aumento de segurança dos dados no armazenamento em nuvem. Tudo isso é possível porque a plataforma Blockchain permite o armazenamento descentralizado e fornece um mercado para hosts e usuários através do uso de seu token nativo. Assim, os participantes (hosts) de uma rede descentralizada de armazenamento de dados alugam espaço extra em seu computador para a plataforma Blockchain e, em troca de seu serviço, são pagos no token digital nativo do Blockchain.
O armazenamento de dados descentralizado garante maior segurança e privacidade, cumprindo os regulamentos da LGPD, agregando confiabilidade, facilitando o acesso e uso de dados críticos e mantendo a segurança dessas informações.
Supply Chain atualizada
A Blockchain apresenta diversas oportunidades para o setor de supply chain. Um exemplo disso acontece quando as ações físicas observadas nos armazéns podem ser listadas na blockchain na forma de informações desmaterializadas, além de administrar várias operações – pagamentos, pedidos, etc.
A aplicação do Blockchain na cadeia de suprimentos auxilia no rastreamento de cada um dos componentes envolvidos na fabricação do produto e identifica mais facilmente variabilidades no processo. A rastreabilidade de fluxos e mercadorias é assegurada pelo Blockchain, que lista todas as ações executadas pelos usuários, garantindo a integridade das informações fornecidas.
O avanço da tecnologia prevê cada vez mais a integração de instrumentos automatizados, permitindo que a empresa tenha maior controle nos seus processos de supply chain.
Contratos inteligentes (Smart contracts)
Para quem não sabe, um contrato inteligente é um algoritmo de computador que circula em uma rede distribuída (blockchain), ao invés de um computador ou servidor apenas. O blockchain é utilizado para transacionar a execução do algoritmo, além de garantir maior transparência para as partes envolvidas.
A tecnologia blockchain permite que qualquer pessoa faça o seu próprio modelo de código para ser utilizado nos mais variados tipos de acordos.
A aplicação em smart contracts é uma das mais previstas para popularizar-se nos próximos anos, devido a grande quantidade de contratos inteligentes existentes no mercado.
Essas foram apenas as principais aplicações que a tecnologia Blockchain possibilita em qualquer modelo de negócio.