Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, é um conceito que engloba um vasto sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, que são as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.
As empresas reconhecem a Indústria 4.0 como prioridade estratégica para transformar desafios em oportunidades para que seja possível permanecer conectado aos clientes e integrar parceiros. Neste aspecto, o investimento em um sistema de gestão empresarial ERP é fundamental para alcançar as metas esperadas.
Sabemos que a Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, aumentando a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração em cadeias globais de valor. Por isso o ERP torna-se indispensável, pois é uma ferramenta que permite a digitalização, automação e modernização dos processos no setor industrial.
Conheça os principais exemplos de tecnologias utilizadas na Indústria 4.0:
– Computação em nuvem: é o fornecimento e distribuição de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, através da internet para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala, com armazenamento e cálculo de computadores e servidores hospedados em nuvem, permitindo o acesso através de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, garantindo maior flexibilidade e produtividade.
– Inteligência artificial: é uma área da ciência da computação que busca simular a inteligência humana em uma máquina em que sistemas como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros façam a simulação das capacidades humanas ligadas à inteligência.
Como características básicas, a IA tem a capacidade de raciocínio (aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão), aprendizagem (aprender com os erros e acertos de forma que no futuro agirá de maneira mais eficaz), reconhecer padrões (tanto padrões visuais e sensoriais, como também padrões de comportamento) e inferência (capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do nosso cotidiano), influenciando na tomada de decisões a partir da automação.
– Internet das Coisas (IoT): é um conceito que refere-se a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores, através da interconexão entre objetos por meio de infraestrutura habilitadora, sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede, possibilitando a interação e comunicação com o usuário.
– Big Data: é um conjunto de dados com maior diversidade e complexidade, especialmente de novas fontes de dados. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados não consegue gerenciá-los.
Na prática, Big Data refere-se à capacidade de processamento e armazenamento de um grande conjunto de informações, que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior, usados para resolver problemas de negócios.
– Robótica: é a ciência que estuda as tecnologias associadas a concepção e construção de robôs para automatizar de uma forma eficaz e rápida, aquilo que seria executado pelo homem, através de dispositivos que interagem fisicamente com as pessoas ou ambiente e que são capazes de modificar seu comportamento com base em dados de sensores.
Como um sistema de gestão integrado ERP pode ajudar a Indústria 4.0 a alcançar o sucesso
A implementação do ERP SAP na Indústria 4.0 tem um grande potencial. A partir da integração de diversos setores em um único sistema, você pode trazer processos baseados em dados e flexibilidade operacional para todo o negócio.
As vantagens em ter um ERP direcionado para o setor industrial são inúmeras. Listamos os principais benefícios abaixo:
- Otimização dos processos de produção e aumento da produtividade
- Melhoria das operações da cadeia de suprimentos
- Redução de custos operacionais
- Maior assertividade no planejamento da produção
- Centralização das informações, mapeamento do sistema e coleta de dados
- Estruturação e automação de processos
- Insights setoriais utilizando KPIs padronizados e personalizados para otimizar as operações de produção
- Previsibilidade das demandas
- Monitoramento e execução de tecnologias alinhadas às demais etapas produtivas
- Monitoramento, rastreamento e redes de logística
A SAP tem um amplo portfólio de soluções para aumentar o valor da Indústria 4.0, combinando o poder da manufatura inteligente em fábricas com a execução de processos de negócios ponta a ponta em toda a cadeia de suprimentos, incluindo fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de tecnologia e aplicativos e organizações de definição de padrões, bem como integradores de sistemas.
As soluções de um ERP SAP para a indústria 4.0 podem permitir que você:
- Construa produtos inteligentes e individualizados conectando a voz de cada cliente a tudo, desde o planejamento do produto até a entrega
- Crie o tipo de processo de produção que se adapta dinamicamente a diferentes demandas, configurações e fluxos de trabalho, ao mesmo tempo em que usa Internet das Coisas Industriais (IIoT) e redes para integrar todas as máquinas, parceiros e funcionários
- Consolide pedidos em tempo real cumprindo as regras de negócios e aumentando a satisfação do cliente
- Maximize a estratégia de logística da cadeia de suprimentos e cumpra as regulamentações com redes de operações digitais
- Crie planos de demanda precisos, obtendo insights para aumentar a produtividade e a satisfação do cliente
Acelere a sua jornada com soluções inteligentes para a Indústria 4.0 e tenha uma estratégia vencedora com a ajuda de um sistema de gestão empresarial ERP totalmente projetado para o setor industrial.
Quer conhecer mais sobre como um ERP pode apoiar o crescimento do seu negócio com estratégia assertiva? Consulte um dos nossos especialistas em SAP.