Inteligência artificial generativa, hiperautomação, 5G, data fabric são algumas tendências de tecnologia para você ficar de olho no ano que vem.
Como planejar o futuro? Essa é uma pergunta que muitos líderes, empresários, empreendedores fazem, principalmente após um ano de incertezas, desafios e resiliência como foi em 2021.
A tentativa de antecipar ou prever estrategicamente a trajetória dos negócios, pode muitas vezes orientar a sua empresa em direção a um cenário ideal, emergindo a uma fase potencialmente bem-sucedida.
Por isso as tendências, focadas na agilidade empresarial, são tão importantes para direcionar o futuro dos negócios com inovação digital em curto e médio prazo.
Listamos a seguir as principais tendências tecnológicas para o próximo ano, que promete ser cheio de avanços, inovações, com impacto nos próximos cinco anos.
Fique ligado nas previsões que os consultores do Gartner, consultoria especializada em pesquisa e aconselhamento para empresas, apontaram e saiba quais são as principais tendências estratégicas de tecnologia que as empresas devem centralizar em 2022.
- Data Fabric
O Data Fabric é definido como “malha de dados”, ou seja, é uma arquitetura de gerenciamento de dados que pode otimizar o acesso a dados distribuídos e organizá-los de maneira inteligente para entrega de autoatendimento aos consumidores de dados. É uma maneira de empresas lidarem com o volume de dados que diferentes plataformas geram.
Com uma malha de dados, seus usuários de negócios e cientistas de dados podem acessar dados confiáveis com mais agilidade para seus modelos de machine learning, aplicativos, IA, ajudando a melhorar a tomada de decisões assertivas, impulsionando o lucro nos negócios, reduzindo os esforços de gerenciamento de dados em até 70%, reduzindo significativamente os custos e os riscos.
2. Inteligência Artificial Generativa
Considerada um método de machine learning, a IA Generativa é uma das técnicas mais poderosas de inteligência artificial. O aprendizado consiste a partir de seus dados, permitindo que máquinas aprendam sobre conteúdos ou objetos, gerando criações cada vez mais inovadoras. A partir desses dados, é possível aplicar em diversas funcionalidades como por exemplo novos códigos de software.
É uma tecnologia promissora com vasto campo de atuação.
3. Hiperautomação
O termo hiperautomação, se refere à uma combinação de tecnologias avançadas que são usadas para dimensionar as capacidades de automação em uma empresa, permitindo o crescimento acelerado e resiliência nos negócios, identificando e automatizando rapidamente o maior número possível de processos.
Com essa tecnologia, a empresa tem mais tranquilidade, pois evita os erros humanos, uma vez que, deixa de lado as tarefas manuais e repetitivas pela automatização dos processos, permitindo mais agilidade, produtividade e escalabilidade.
4. 5G
A tecnologia 5G, considerada a quinta geração de conexões de internet móveis com maior alcance e velocidade, está prevista para revolucionar a internet móvel. O avanço na conexão ultrarrápida facilitará o dia a dia das pessoas, inclusive na área da saúde, com a telemedicina, agilizando diagnósticos e tornando os tratamentos mais assertivos.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estima-se que o 5G deve chegar às principais capitais brasileiras em 2022, trazendo mais inovação para as empresas de telecomunicações e de conectividade do país.
5. Malha de segurança cibernética
Mantendo a preocupação já existente com a segurança de dados dos usuários, o investimento em malha de segurança cibernética (adoção de recursos de controle em pontos críticos) deve aumentar no próximo ano.
Com uma arquitetura flexível, a malha de segurança cibernética garante a proteção contra ataques em transações combinável com serviços de segurança, protegendo os consumidores de crimes cibernéticos e outras violações, independentemente se seus dados estão na nuvem ou em alguma estrutura interna da empresa.
Conclusão
É nítido que as tendências de tecnologia para 2022 estão previstas para impulsionar os negócios e revolucionar o mercado.
As tecnologias listadas acima irão acelerar ainda mais a transformação digital nos negócios, solucionando desafios importantes com as tendências de tecnologia de ponta, trazendo sucesso em uma fase futura, considerada próspera e bem sucedida para o próximo ano.