Desafios do Setor de Telecomunicação no Brasil

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

O Brasil é um país com dimensões continentais, sendo assim, o setor de telecomunicações é de fundamental importância para o seu desenvolvimento.

Os fluxos de comunicação a longa distância são responsáveis por uma enorme circulação de informações, e com a evolução da sociedade, tornam-se a cada dia mais indispensáveis e com volumes cada vez maiores.

Sabemos que a Pandemia impactou o cenário das empresas de Telecom e seus investimentos no mercado e em praticamente todos os setores produtivos. Os desafios do setor de telecomunicações no ano de 2020 foram muitos. Por um lado, esse mercado tornou-se essencial no novo ambiente que se formou com o avanço acelerado da Covid-19. Empresas em homeoffice, calls, distanciamento social, trouxeram a alta da demanda de conectividade. Já analisando por outro lado, as empresas de telecom precisaram lidar com as necessidades de pessoas físicas e jurídicas ao evitar investimentos e reduzir custos, principalmente no tráfego de redes móveis que teve queda nas vendas.

O setor de telecomunicações vem enfrentando muitos desafios, desde ameaças competitivas até mudanças nas expectativas dos clientes. Com isto, este é um setor em que a inovação é uma questão fundamental para a eficiência dessas empresas.

 De acordo com a Insight Research, (link do instituto http://www.insight-corp.com/reports/) a receita de serviços de telecomunicações em todo o mundo aumentou de US $ 2,2 trilhões em 2015 para US $ 2,4 trilhões em 2019, com tendência de aumento para os próximos anos.

Entretanto, para se desenvolver, esse setor de atuação enfrenta alguns desafios, que são o foco do nosso conteúdo de hoje.

Os Desafios

Consumidor 4.0

A cada dia mais os consumidores estão exigentes em relação a qualidade dos serviços, e mais dependentes da circulação de dados para a gestão das suas rotinas diárias.  

As empresas de Telecom têm que adequar às demandas destes consumidores, e ao mesmo tempo, oferecer experiências de consumo satisfatórias e suprir a falta de tecnologia em localidades mais distantes.

Gestão de Custos

Além da alta competitividade no setor de telecom, os custos de manutenção da infraestrutura e de investimento para inovação e atualização também são enormes e necessários para o crescimento dos negócios.  

Para manter e garantir o perfeito funcionamento de toda a extensa infraestrutura das redes de telecomunicações são necessários altos investimentos.


Criação de um Plano Nacional de Internet das Coisas

Somado a todo esse cenário de desafios, ainda temos a transformação digital. A IoT(Internet das Coisas) é o grande motor de aceleração das mudanças no mercado de telecom. Para empresas de telecom, a IoT significa ainda mais necessidade de sistemas inteligentes, aplicações mais ágeis, otimizadas e seguras, melhoria em sistemas de billing e pagamento, pressão por uma tecnologia 5G eficiente e redes integradas.

A boa notícia é que a Covid-19, associada com o fator de aceleração da transformação digital, trará impactos positivos na demanda de telecom, nos serviços baseados em nuvem, na migração para serviços digitais e para a visão ominichannel.

Por isso, é essencial ter um plano Nacional de Internet das Coisas abrangendo o impacto da conectividade na sociedade, o ambiente regulatório, as políticas de incentivos fiscais e a previsão de investimentos estatais em infraestrutura.

A grande tendência é que o mercado de 5G continue em alta ao longo de 2021. A previsão da IDC é que até 2023 o tráfego de dados em redes fixas deve aumentar 10,8%, enquanto em redes móveis, 29,2%. Para os próximos anos, a expectativa é de que a quantidade de dados oriundos de dispositivos conectados (IoT) seja 5 vezes maior.

Nesse momento em que o Brasil está vivendo, sem dúvidas é preciso um olhar ainda maior para o fluxo de caixa. As empresas de telecom precisam atualizar seus sistemas, dar um upgrade em seu portfólio de serviços, investir em governança e compliance para não perder a chance de se fortalecer com as boas novidades que estão por vir no cenário de pós-pandemia, saindo desse ambiente turbulento com mais resiliência.

Agende uma apresentação personalizada

Envie sua mensagem que retornaremos o seu contato.

Solicite uma proposta

Envie sua mensagem que retornaremos o seu contato.