Fique por dentro dos termos e siglas do mundo digital com o dicionário de tecnologia que preparamos para você.

Dicionário de Tecnologia de A a Z

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Em continuidade ao post anterior, seguiremos com os principais termos e siglas utilizados na tecnologia para você manter-se atualizado no universo digital.

Confira a seguir o nosso mini-dicionário, por ordem alfabética.

B

B2B

B2B (business to business) é a expressão utilizada para indicar operações entre empresas. A natureza dessa operação pode ser revenda, transformação ou consumo.

B2C

O B2C (business to customer) é a expressão utilizada para indicar operações entre empresa e consumidor final.

Backbone

É a rede principal por onde circulam todos os dados de todos os clientes da internet.

Back-end

Como o próprio nome sugere, o desenvolvedor back-end trabalha na parte de “trás” da aplicação. Ele é o responsável, em termos gerais, pela implementação da regra de negócio, trabalhando com a lógica da aplicação, armazenamento e segurança de todos os dados gerados.

Backup

O backup é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais.

BAM

Business Activity Management ou monitoramento das atividades de negócio, é o termo que define como podemos fornecer acesso em tempo real aos indicadores críticos de desempenho de negócios para aumentar a velocidade e a eficácia das operações de negócios, buscando a informação em múltiplos sistemas de aplicação e também em outras fontes internas e externas, permitindo uma visão mais ampla dos processos de negócios.

BBS

A sigla BBS tem origem ao nome bulletin board system, é um ambiente virtual formado por computadores, modems e um software de comunicação ligados a uma ou mais linhas telefônicas.

Benchmarking

É a análise da marca em relação às concorrentes do mesmo setor, com o intuito de identificar boas práticas replicáveis ou pontos de melhoria com assertividade.

BIG DATA

É um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar, visando atividades como: análise, captura, curadoria de dados, pesquisa, compartilhamento, armazenamento, transferência, visualização e informações sobre privacidade dos dados.

BI

BI, ou Business Intelligence, é um software para visualização de indicadores de negócios. Possibilita o tratamento de dados complexos para criar visões simplificadas.

Bit

Bit é a sigla da união das palavras BInary digiT ou dígito binário. É considerada a menor unidade de medida de dados que pode ser armazenada ou transmitida no universo computacional.

BMC

A sigla se refere ao nome Business Model Canvas. É um plano de negócios que abrange alguns pontos: segmento de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento, fontes de receita, recursos e atividades-chave, parceiros e custos.

BOTNET

Um botnet é uma coleção de programas conectados à internet que comunicam-se com outros programas similares, a fim de executar tarefas. Também é uma coleção de agentes de software ou bots que executam autonomamente e automaticamente. O termo é geralmente associado com o uso de software malicioso, mas também pode se referir a uma rede de computadores, utilizando software de computação distribuída.

Botão Checkbox

É um tipo de botão que permite que você marque ou desmarque múltiplas opções. Várias marcas <INPUT> com o atributo type=”checkbox” são utilizadas quando se pretende selecionar mais do que uma opção de um conjunto.

Botão Rádio

Ao contrário do Botão Checkbox, o Botão Rádio permite somente que você selecione uma opção.

Breadcrumbs

O termo em Português significa as “migalhas de pão”, são elementos utilizados na interface que facilitam a navegação do usuário e indicam o caminho que está percorrendo dentro de sua estrutura.

BPS (Bits Per Second)

BPS ou bits por segundo é uma medida de transmissão ou recepção de bits.

Branch

Traduzido do inglês, significa Ramificação, em controle de versão e gerenciamento de configuração de software, é a duplicação de um objeto sob controle de versão.

Bug

Um termo muito comum usado entre os programadores e desenvolvedores, o Bug refere-se ao erro no código que causa um comportamento indesejado na aplicação.

C

CAC

Significa Custo de Aquisição de Clientes. Métrica que é obtida através do resultado da soma dos investimentos feitos em Marketing e Vendas, dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período.

Cache

O cache é um dispositivo de acesso rápido, porém com uma memória pequena, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. É também um espaço de armazenamento dedicado a guardar informações que são utilizadas com frequência.

Call to Action (CTA)

O CTA, ou call to action, é um chamado para a ação que estimula o usuário a tomar alguma atitude, como: adquirir, cancelar, inscrever-se, registrar-se, comprar. Pode estar presente sob a forma de um botão na interface ou em um texto solto.

Card Sorting

É um método utilizado para ajudar Designers UX/UI a projetarem a arquitetura da informação de um website ou aplicativo. Consiste em dispor as informações e comandos que irão compor a interface em cartões ordenados logicamente.

Catálago de Serviços

Traz uma visão clara de quais serviços a TI oferece e como a TI agrega valor para os recursos financeiros alocados. Oferece um método para requisitar ou pedir os serviços publicados, viabilizando a boa governança em que os principais termos, condições e controles definidos nele estejam integrados aos processos de prestação de serviço da empresa.

CEM

A sigla significa customer experience management, é o gerenciamento da experiência do usuário, a percepção da interação entre uma empresa e um consumidor através da visão do próprio cliente. Pode se dizer que o CEM é uma experiência do consumidor através de interações com a marca durante o processo de compra.

Chatbot

É um software programado para manter uma conversa com um usuário humano, inclusive respondendo a perguntas, comandos e chamados, essencial em áreas de atendimento ao cliente.

Churn

Taxa de abandono do produto ou serviço, representada em percentual. Obtida da divisão entre a quantidade de clientes que perdeu, até o final do período, pelo total de clientes que iniciaram.

CI ou IC

Configuration item ou item de configuração é um dispositivo que pode ser configurado com o objetivo de se entregar a um serviço de TI. Por exemplo: servidor, roteador, access point.

C-LEVELS

As nomenclaturas representam o chamado ‘nível C’. O significado completo é “Chief Officer”, com o espaço em branco representando a área da empresa que a pessoa chefia:

• CEO (chief executive officer) – Presidente-executivo ou diretor geral.

• CFO (chief financial officer) – Diretor financeiro.

• COO (chief operation officer) – Diretor operacional.

• CMO (chief marketing officer) – Diretor de marketing.

• CPO (chief product officer) – Diretor de produto.

• CTO (chief technology officer) – Diretor de tecnologia.

• CIO (chief information officer) – Diretor de TI.

• CAO (chief accounting officer) – Diretor de contabilidade.

• CBO (chief business officer) – Diretor de negócios.

• CCO (chief commercial officer) – Diretor comercial.

• CCO (chief communications officer) – Diretor de comunicações.

• CCO (chief creative officer) – Diretor de criação.

• CCO (chief content officer) – Diretor de conteúdo.

• CDO (chief digital officer) – Diretor digital.

• CDO (chief diversity officer) – Diretor de diversidade.

• CDO (chief design officer) – Diretor de design.

• CHRO (chief human resources officer) – Diretor de recursos humanos.

• CLO (chief legal officer) – Diretor jurídico.

• CSO (chief science officer) – Diretor científico.

Cliente

O cliente nada mais é do que o Consumidor de conteúdo. O cliente consumirá conteúdo de mídia e fará ações dentro do sistema.

Clock rate

Indica a frequência com que o processador de um computador funciona. Seu sistema de medidas é em Hertz.

CLOUD COMPUTING

O cloud computing, ou computação em nuvem, refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet (software e informações através de qualquer computador, tablet ou celular), seguindo o princípio da computação em grade.

Cluster

É a arquitetura de sistema, que consiste em computadores vagamente ou fortemente ligados, capaz combinar vários computadores para trabalharem em conjunto para que, em muitos aspectos, eles possam ser vistos como um único sistema.

COBOL

O COBOL (COmmon Business Oriented Language – linguagem comum orientada para negócios) é uma antiga linguagem de programação orientada para o processamento de banco de dados comerciais.

COBIT

O COBIT (control objectives for information and related technology) auxilia a empresa a ter uma governança de TI mais controlada.

Codar

É o ato de fazer código. Palavra trazida da Língua Inglesa (oc ode).

Código

É a abreviação de código-fonte. São “textos” escritos utilizando uma “gramática” específica (linguagem de programação). É o que é produzido por desenvolvedores(as).

Code Review

Ato de analisar o código de outra pessoa e fazer críticas construtivas a respeito de funcionalidades utilizadas e boas práticas de desenvolvimento.

Commitar

Atualizar o código do repositório com novas alterações. O termo é semelhante a “salvar” o código do programador, fazendo uma espécie de checkpoint.

Cookies

São pequenos arquivos enviados por um site para o navegador do usuário, que ficam armazenados no computador. Eles são feitos para guardar dados específicos de um cliente ou website, para serem acessados futuramente pelo servidor web de maneira mais rápida.

Copy / Copywriting

Este termo diz respeito ao texto escrito com a finalidade de venda. Em Design UX, é usado em relação a textos e diálogos em interfaces.

CPU

Central processor unit ou unidade central de processamento é o responsável pelo controle e execução das tarefas do computador, ou seja, é onde todas as operações do computador são processadas.

CRM

O CRM (customer relationship management ou gerenciamento do relacionamento com o cliente) é um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários processos e tarefas de uma forma organizada e integrada.

CSS

Cascading Styles Sheet é uma “folha de estilo” utilizada para definir o aspecto visual de páginas web que utilizam linguagens de marcação, como por exemplo o HTML.

Customer Experience (CX)

Disciplina muito próxima do Design UX que cuida da experiência do consumidor em toda a sua jornada de compra.

O que você está achando no nosso glossário digital? Comente ou compartilhe aqui!

Não se esqueça de conferir semanalmente o nosso dicionário sobre o universo digital.

Agende uma apresentação personalizada

Envie sua mensagem que retornaremos o seu contato.

Solicite uma proposta

Envie sua mensagem que retornaremos o seu contato.