Continuando a ajudar você a decifrar mais sobre o universo digital, esse artigo irá abordar algumas siglas sobre tecnologia. Confira!

Mini-Dicionário de Tecnologia de A a Z

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Continuando a ajudar você a decifrar um pouco mais sobre o universo digital, esse artigo irá abordar algumas siglas sobre tecnologia, em sequência aos posts anteriores.

Confira!

D

DATACENTER (DC) ou CPD

As siglas datacenter (DC) ou CPD (centro de processamento de dados) se referem a um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados e ativos de rede.

Daily (Scrum)

O Daily nada mais é do que uma reunião diária correspondente a um dos métodos do Scrum, com duração máxima de 15 minutos, para acompanhar o andamento dos processos e rotinas do projeto a ser desenvolvido.

Dashboard

O Dashboard é um painel que reúne várias informações, como indicadores e métricas, desenvolvido para ser atualizado em tempo real.

Dar push

Enviar as alterações já atualizadas do seu repositório local para um repositório remoto.

Dar pull

Fazer download das alterações em determinada branch (ramificação) num repositório remoto em seu repositório local.

DBMS ou SGBD

DBMS, ou data base management system, significa sistema de gerenciamento de banco de dados.

Debugar

Debugar é um termo muito utilizado no universo da T.I. Significa procurar por erros no código, analisando entradas e saídas.

Dev

Dev é a abreviação de developer, que significa o profissional desenvolvedor, programador.

DEVOPS

DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software que busca maximizar os resultados das equipes de TI, integrando toda a equipe de colaboradores e tornando mais eficiente a comunicação entre eles, elevando o desenvolvimento de software e as equipes de TI a um novo patamar.

Desejo

Este termo está relacionado ao Design Emocional. Para ser desejável, a interface do produto deve ser atrativa e fácil, despertando a vontade e estimulando a necessidade no usuário.

Design Adaptativo

É a técnica onde são criados layouts diferentes para cada tipo de dispositivo (mobile, desktop, etc).

Design Centrado no Usuário (UCD)

O Design Centrado no Usuário ou  “User Centered Design” é uma estrutura de processos que coloca o consumidor e as suas necessidades no centro de cada uma das fases do Design.

Design de Interação

Área responsável por estudar, planejar e aplicar os pontos de interação entre o usuário e a interface.

Design Ideation

Processo criativo através do qual os designers expoem ideias em sessões, que podem ser de brainstorm ou outras.

Design Responsivo

É a técnica através da qual o design de uma interface se ajusta automaticamente à tela do dispositivo utilizado pelo usuário, de forma fluida.

Design Review

Prática que consiste em avaliar um projeto de Design e ter o feedback, com o intuito de verificar se ele atende aos seus objetivos.

Design System

É um ecossistema de bibliotecas que contêm uma grande variedade de princípios e padrões de Design a serem seguidos.

Design Thinking

Abordagem segundo a qual o público-alvo e todos os interessados são colocados no centro do produto/serviço, de forma que é buscada uma solução mais completa dos problemas.

Diretório

Diretório é também conhecido como pasta. Se trata de uma estrutura utilizada para organizar arquivos no computador.

DHTML

O DHTML é uma união de tecnologias HTML, JavaScript e CSS, aliadas a um Modelo de Objeto de Documentos (DOM), que permitem a interatividade e animação de websites modificando a dinâmica na própria máquina, sem a necessidade de acessos a um servidor web.

DNS (Domain Name System)

DSN em português significa Sistema de Nomes e Domínios. Corresponde a um sistema responsável por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.

DAU

Daily Active Users (usuários ativos diariamente). Métrica que verifica a frequência diária de envolvimento de usuários em sites, softwares e aplicativos.

DOWNTIME

downtime é o tempo que o sistema não está operacional.

E

Early Adopters

O termo em português significa “Adotantes iniciais” de um novo produto/tecnologia que chega ao mercado, antes de se tornar comum. Geralmente, são os responsáveis pelos feedbacks aos clientes posteriores.

ELASTIC SEARCH

É uma ferramenta para buscas de código aberto (opensource) que tem capacidade para tratar de grandes quantidades de dados em tempo real.

ERP

O ERP (enterprise resource planning, em português significa planejamento de recursos da empresa) é um sistema de gestão empresarial. Sua função é unificar os sistemas de diversas áreas da empresa, (por exemplo: financeiro, marketing, comercial, recursos humanos, estoque, entre outros). Ao invés de cada área utilizar um sistema diferente de gerenciamento de suas atividades, uma solução de ERP é capaz de unificar estas informações, tornando os departamentos integrados.

Escopo

É todo o trabalho necessário para chegar ao produto final, com as características e funções pré-definidas.

ETHERNET

É um protocolo de conexão para redes locais (LAN) com base no envio de pacotes.

Experiência Omnichannel

Experiência proporcionada em diversos canais interligados: mundo físico, app, website, redes sociais e outros.

F

Fazer deploy

Um termo bastante utilizado, significa “Subir o código”.  É quando um sistema foi disponibilizado para uso, seja para testes ou produção.

FIREWALL

É um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede.

Flywheel

Modelo (em forma de roda) que considera a experiência do usuário, liderada pela área de produto. Divide os usuários em 4 segmentos que demandam ações diferentes: avaliadores, iniciantes, regulares e campeões.

Framework

É uma estrutura base que contém ferramentas, guias, sistemas e componentes que agilizam o processo de desenvolvimento de soluções, auxiliando os especialistas em seus trabalhos.

Frontend

É o desenvolvedor que trabalha com a parte de aplicação em que o usuário interage diretamente, associado à parte visual de um site ou aplicativo.

Fullstack

Fullstack é o Profissional que tem conhecimento sobre back-end e front-end.

FAQ

FAQ (frequently asked questions) é a lista de perguntas e respostas mais freqüentes feitas pelos internautas.

 FTE

O FTE (full-time equivalent – equivalente a tempo completo) é um método de mensuração do grau de envolvimento de um colaborador nas atividades de uma organização ou unicamente em um determinado projeto.

FTP

O FTP (file transfer protocol – protocolo de transferência de arquivos) é uma forma rápida e simples de transferência de arquivos na internet. Pode representar tanto o computador que transfere o arquivo quanto o servidor FTP.

G

GATEWAY

Trata-se do computador que interliga duas ou mais redes que usem protocolos de comunicação internos diferentes.

Git

É o Sistema de controle de versão de arquivos. Nele é possível que diversas pessoas contribuam simultaneamente editando e criando novos arquivos sem o risco que as alterações sejam sobrescritas.

H

Hard skills

Em português significa Habilidades técnicas, que podem ser mensuradas de forma mais objetiva.

Hardware

Refere-se a objetos, componentes físicos, interno ou externo do computador ou outro dispositivo, nos quais você pode realmente tocar, como discos, unidades de disco, telas, teclados, impressoras, placas e chips.

HOTSPOT

É o nome dado ao local onde a tecnologia wi-fi está disponível.

HTTPS / HTTP (Hyper Text Transfer Protocol)

É um protocolo, ou seja, uma determinada regra que permite ao seu computador trocar informações com um servidor que abriga um site. O HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre o computador e o servidor. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada, aumentando significativamente a segurança dos dados.

HTML

O HMTL (hyper text markup language) é uma linguagem de marcação popular e muito utilizada na internet.

HUB

O hub é a denominação dada ao equipamento para onde convergem dados que chegam de uma ou várias fontes e seguem para um ou vários destinos, dependendo do tipo e do comando recebido.

I

IAAS

IaaS, infrastructure as a servisse, em português, infraestrutura como serviço, é uma modalidade onde o cliente contrata a infraestrutura como serviço, ou seja, contrata servidores virtuais ao invés de servidores físicos.

INTRANET

A intranet é a rede interna de computadores de uma empresa.

IP (Internet Protocol)

Protocolo de Internet. Se trata de um endereço único que diferencia cada dispositivo conectado à internet.

I&O

O termo I&O (infrastructure & operations) designa os profissionais das áreas de infraestrutura e operações.

Interface

É a parte visível de um produto digital, seja ele mobile ou web, com a qual o usuário interage diretamente.

IOT

Internet of things (IOT) ou internet das coisas é o termo utilizado para a conexão de basicamente qualquer coisa à internet, seja ela um eletrodoméstico, dispositivo, entre outros.

ITIL

ITIL (information technology infrastructure library – biblioteca de infraestrutura de TI) é um conjunto de melhores práticas para gerenciar os serviços de TI.

Esperamos que o significado destas siglas e termos tenham te ajudado a conhecer um pouco mais sobre esse mundão da tecnologia.

Agende uma apresentação personalizada

Envie sua mensagem que retornaremos o seu contato.

Solicite uma proposta

Envie sua mensagem que retornaremos o seu contato.