Porque as empresas escolhem SAP B1 para fazer seu IPO

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quando se trata de abrir o capital como empresa, há múltiplas opções. Talvez a mais popular seja a oferta pública inicial (IPO), que permite que as companhias vendam ações diretamente aos investidores. Dessa forma, levantam capital e tornam a empresa uma entidade de capital aberto.

Entretanto, há muitas armadilhas potenciais que surgem com uma IPO. Por exemplo, se você não atender a certos critérios exigidos pela Securities and Exchange Commission (SEC), ou se sua empresa for muito pequena e não atender ao limite mínimo da SEC, você não poderá abrir o capital.

Analisando alguns dos outros fatores que podem influenciar sua decisão: Você tem fluxo de caixa suficiente? Seu negócio é lucrativo? Você está pronto para as pressões de estar no centro das atenções? E talvez o mais importante: um IPO irá ajudá-lo a atingir suas metas de longo prazo mais rapidamente do que outro método de financiamento?

O que é SAP Business One?

O SAP Business One é uma solução de software de gestão empresarial oferecida pela SAP. Ele é projetado para automatizar os processos de negócios dentro de uma empresa, permitindo a colaboração, agilizando os processos e conectando a cadeia de fornecimento. Ele está disponível como uma solução em nuvem e como uma solução no local.

Dessa maneira, o SAP Business One pode ser usado para uma variedade de funções empresariais, incluindo contabilidade, vendas, compras e recursos humanos. É adequado para pequenas e médias empresas que lidam com uma ampla gama de atividades comerciais, mas não exigem a funcionalidade completa de um produto como o SAP ERP.

O SAP Business One é uma excelente escolha para um IPO porque dá à sua empresa a capacidade de rastrear as principais métricas e gerenciar dados financeiros. Isto inclui tudo, desde a aquisição de clientes até o fluxo de caixa.

Este software é modular, de modo que você pode escolher os serviços que se adequam às suas necessidades comerciais.

Por que as empresas escolhem o SAP Business One para sua IPO?

Embora existam muitos fatores que influenciam a decisão de uma empresa de se tornar pública, a escolha do melhor método de financiamento é fundamental. Os fatores mais importantes que direcionam esta decisão são o potencial de crescimento da empresa e sua capacidade de gerar fluxo de caixa.

Assim sendo, uma abertura de capital é um processo muito intenso que requer uma quantidade considerável de dinheiro na frente. É por isso que muitas empresas optam por financiar seu crescimento e/ou se tornam públicas através do financiamento da dívida.

Quando uma empresa opta por abrir seu capital, emite ações que podem ser negociadas em uma bolsa de valores pública. Isso permite a uma companhia levantar capital sem emitir ações (de propriedade) de capital próprio.

Em outras palavras, a empresa não está pedindo dinheiro emprestado aos investidores: ela está levantando dinheiro dos investidores vendendo-lhes ações da empresa.

O uso do SAP B1 proporciona às empresas um melhor auxílio no gerenciamento dos seus dados, organizando todos os processos empresariais que compõem a estrutura da companhia, e facilitando a organização administrativa para o momento da abertura de capital.

Entre as principais funções estão a auditoria do inventário da empresa, gerando relatórios essenciais para a correta demonstração dos bens e valores contabilizados pela empresa em toda sua trajetória.

Também proporciona uma melhor estruturação da governança corporativa, analisando todos os objetivos e negócios da companhia, para determinar a construção de metas e objetivos que estejam de acordo com as novas estratégias.

Dissecando a anatomia de uma IPO

A oferta pública inicial é um processo complexo que envolve uma série de partes interessadas e etapas. Os atores-chave neste processo são a empresa (o emissor), os bancos de investimento, a bolsa de valores e o investidor.

A primeira etapa do processo de abertura é a decisão da empresa de abrir seu capital. Há uma série de razões pelas quais uma empresa pode optar por seguir este caminho. A próxima etapa é quando a empresa decide emitir ações e listar em uma bolsa de valores. Esta é uma decisão complexa com uma série de fatores a serem levados em conta.

Dessa forma, a empresa primeiro tem que decidir em qual bolsa de valores deve ser listada. Há uma série de caminhos a serem levados em conta. Os fatores mais importantes são a liquidez e o volume de negociação. Em seguida, a empresa tem que decidir quantas ações emitir.

Idealmente, a empresa gostaria de levantar o máximo de capital possível, mantendo o número de ações emitidas em um nível administrável, o que ajudará a companhia a manter seu foco no crescimento a longo prazo.

A empresa então tem que decidir sobre o preço da oferta. Isso dependerá de uma série de fatores, como o tipo de segurança, o potencial de crescimento da empresa e quanto dinheiro ela quer levantar.

A próxima etapa é a preparação das demonstrações financeiras da empresa. Os demonstrativos financeiros devem estar de acordo com os requisitos da SEC. Uma empresa pode contratar uma empresa de contabilidade ou fazer isso internamente.

A próxima etapa é contratar um banco de investimentos para administrar o processo de abertura de capital. O banco de investimento aconselhará a empresa sobre coisas como o momento da abertura de capital, o número de ações a serem emitidas, o preço das ações, etc.

Desse modo, o banco de investimento então conduz o IPO roadshow. Este é um processo em que o banco de investimento se encontra com potenciais investidores e os incentiva a comprar as ações da empresa durante a IPO.

A última etapa é a IPO. Durante a abertura de capital, a empresa emite ações para o público e recebe dinheiro imediatamente. A companhia não recebe este dinheiro dos investidores, mas sim da bolsa de valores.

Fusões e Aquisições

O cenário empresarial está em constante mudança. É por isso que é importante ter um plano para quando outras empresas mostrarem interesse em sua organização. Uma fusão, ou aquisição, é quando uma empresa compra ou assume o controle de outra companhia.

Se uma empresa maior expressar interesse em adquirir sua companhia, você pode decidir aceitar a oferta deles. Se for você quem está iniciando uma aquisição, precisará encontrar uma empresa que se ajuste bem à sua organização.

Entretanto, se quiser expandir seus negócios, poderá decidir adquirir outra empresa. Dependendo do tamanho das companhias, o negócio pode ser estruturado como uma fusão, ou uma aquisição.

Em cada caso, a empresa adquirente conseguirá os ativos e passivos da empresa alvo, incluindo suas dívidas. Quando o negócio é feito, a empresa-alvo deixa de existir como uma entidade legal independente.

Conclusão

O cenário empresarial está em constante evolução, e quando grandes empresas mostram interesse em adquirir o seu negócio, você pode decidir aceitar as ofertas delas.

Se for você quem está iniciando uma aquisição, precisará encontrar uma empresa que se ajuste bem à sua organização. Como dissemos, uma vez feito o negócio, a empresa-alvo deixa de existir como uma entidade legal independente.

Quando você estiver pronto para ir a público, pode ser um momento incrivelmente estressante, mas, ao mesmo tempo, emocionante. É preciso ter certeza de que todos os seus processos estão em ordem e totalmente preparados para que você possa responder a todas as perguntas que os investidores terão.

Optar pela IPO pode ser uma maneira extremamente lucrativa de levantar capital. Mas também é um processo muito desafiador.

Agende uma apresentação personalizada

Envie sua mensagem que retornaremos o seu contato.

Solicite uma proposta

Envie sua mensagem que retornaremos o seu contato.