Independente do tamanho ou área de atuação de uma empresa, sua gestão financeira sempre será um desafio. Isso porque o C-level enfrenta diversos desafios diários para manter a saúde financeira do negócio, como alta carga tributária, concorrência intensa, dificuldades de logística, entre outros.
Reunimos neste texto as principais tendências de gestão financeira para o ano de 2023, que vão apoiar seu negócio a ter maior eficiência da gestão financeira da sua empresa.
Saiba o que avaliar antes de contratar um sistema de gestão integrado.
Tendências de gestão financeira para 2023
2023 promete ser um ano próspero, isso porque as economias mundiais, em geral, já mostram sinais de recuperação, devido a melhora nos casos de COVID-19. Embora ainda exija cuidados, a pandemia pode ser considerada coisa do passado.
O mundo empresarial já mostra, desde o ano passado, sinais de superação, sendo que segundo a consultoria Robert Half, 47% das empresas esperam abrir vagas de emprego para este ano, sendo apenas 4% que afirmaram não fazer contratações em 2023.
1. Modificações no PIX
Criado em 2020, o PIX facilitou a vida, tanto de empresas como de clientes, e em 2023 serão aplicadas mudanças com o fim de trazer mais segurança a sua utilização, bem como melhorar seus benefícios.
As mudanças incluem aumento do limite no PIX Saque e PIX Troco, além da personalização do horário noturno. Também foi foi retirado o limite individual por transação.
Outra novidade é o Pix Automático, que irá facilitar o pagamento de contas mensais recorrentes, automatizando a sua gestão de contas a pagar.
Diante estas vantagens e mudanças, sua empresa deve ficar atenta para não ficar para trás.
2. Criptomoedas e Tokenização
As criptomoedas não são novidade, mas, a sua presença em empresas é uma tendência cada vez mais forte no mundo dos negócios. Utilizar-se da blockchain e de tokens pode trazer diversas oportunidades para a sua empresa, como um novo perfil consumidor, canais de vendas diferentes.
Além disso, por permitir uma transação praticamente instantânea com qualquer pessoa do mundo, onde quer que esta esteja, os tokens permitem que você aumente a clientela.
Outra vantagem que o mundo das criptomoedas fornece é a cibersegurança e sigilo, visto que a blockchain, onde as transações são registradas, é descentralizada e criptografada, reduzindo custos.
Mas, atenção: as criptomoedas exigem muito conhecimento, sendo assim, de pensar em trabalhar com tokens você deve investir em capacitação de toda a sua equipe, além de melhorar sua estrutura de segurança da informação.
3. Câmbio
Da mesma forma, o câmbio de moedas, cada vez mais conectado através da internet, permite romper fronteiras e eliminar burocracias.
Além do mais, ao trabalhar com outras moedas, como Dólar e Euro, você fica parcialmente protegido de fatores econômicos internos, como alta da inflação e depreciação do real.
No entanto, sempre deve se ater ao sobe e desce do mercado internacional de câmbio, além de fazer transações com agentes de câmbio devidamente autorizados pela autoridade competente.
4. Inteligência Artificial – IA e outras tecnologias
Soluções tecnológicas, como a Inteligência Artificial, vem facilitando e otimizando a rotina empresarial em diversos setores inclusive na gestão empresarial.
A Inteligência Artificial visa substituir execuções manuais, que estão sujeitas a erros e falhas humanas. Além do mais, pode analisar banco de dados de modo a otimizar tarefas e ajudar no desenvolvimento financeiro da empresa.
Pode ainda ser conectada a outras tecnologias, como Internet of Things (IoT), drones, realidade aumentada, QR CODE, computação em nuvem e outros.
5. ERP
Do inglês, Enterprise Resource Planning, têm significado em português como Planejamento de Recursos Empresariais, e é um sistema ou software que pretende otimizar a gestão empresarial.
Através de diferentes módulos, o ERP conecta todos os setores, como comercial, logístico e financeiro, facilitando a gestão financeira.
Para uma gestão financeira eficaz e segura é necessário ter acesso a um banco de dados operacional que inclui informações sobre compras, vendas, fiscal, contabilidade, recursos humanos, logística, produção, entre outras.
Em geral, empresas possuem diferentes softwares para gerenciar cada setor, basicamente o que o ERP faz é unir todos estes software para que o acesso aos dados de toda a empresa seja instantâneo, o que otimiza a gestão.